O Evolution Championship Series, mais conhecido como EVO é o maior torneio de jogos de luta do mundo varias lutas épicas entre jogadores muito talentosos e competitivos, mas, antes de falar sobre as lutas, os jogadores e jogos vamos voltar um pouco no tempo e descobrir onde tudo começou.
O fundador da EVO, Tom Cannon antes mais conhecido por seu web site shoryuken.com entrou no mundo dos torneios de luta no ano de 1996 através do “battle by the bay”, cujo os holofotes da época estavam voltados para Super Street Fighter II Turbo e Street Fighter Alpha 2.
Este torneio acontecia em Sunnyvale, Califórnia e um tempo depois foi relocado para Las Vegas. Este evento só teve seu nome alterado em 2002 quando se tornou EVO.
Formato do torneio:
O campeonato se divide em três fases:
- fase de classificação (qualifications pools)
- semifinal (semifinal bracket)
- final (tournament final)
Onde na primeira fase os jogadores são divididos em oito grupos diferentes. O tamanho de cada um destes grupos varia de acordo com o tamanho do torneio, ou seja, de acordo com o número de inscritos, os grupos vão seguir as regras de eliminação dupla até restarem apenas dois jogadores em cada um dos oito grupos.
Uma vez que a fase de grupo acaba, os dezesseis jogadores restantes entrarão nas semifinais e novamente vão passar por uma eliminação dupla que decidira quais serão os oito finalistas que finalmente participaram da grande final.
A final funciona da mesma maneira que as fases passadas, um sistema de eliminação dupla onde o ultimo jogador que restar será consagrado o grande campeão.
Outros torneios registrados
O mundo dos jogos de luta não se resume somente a EVO. Junto à ela existem mais 746 torneios de jogos de luta registrados que são sediados em 28 países diferentes, vamos citar abaixo ao menos um torneio oficial de cada um dos 28 países sedes de torneios de jogos de luta:
Estados Unidos
Possui vários campeonatos registrados, na verdade a maior parte dos 747 torneios tem como sede os Estados Unidos. Como exemplo de um dos torneios que acontecem na terra do tio Sam vamos usar o mais importante a própria EVO.
França
Red Bull Kumite – USF4
Singapura
SEAM 2014 – USF4
Canadá
Canada Cup Masters Series – USF4
Tailândia
Thaiger Uppercut 2014 – USF4
Inglaterra
Hypespotting 4 – USF4
Australia
Shadowloo Showdown 6 – USF4
Suécia
Dreamhack Summer 2014 – USF4
Japão
Capcom Pro Tour Asia Finals – USF4
Coréia do Sul
Id Global Tournament 2014 – MVC3
Holanda
Red Fight District 3 – USF4
Espanha
Sonic Boom 2015 – USF4
Hong Kong
Hong Kong Esports – USF4
Mexico
Coliseo VS 2 – MVC3
Vietnã
Saigon Cup CPT – USF4
China
Chengdu tournament 2014 – USF4
Alemanha
Da Ultimate Crushing 2K13 – MVC3
Kuwait
Kuwait Tournament K.O – MVC3
Costa Rica
Cyber Olympics tG Arena – CPT – USF4
Indonésia
Abuget Cup 2015 – USF4
Chile
VGM TEC 2013 – MVC3
Marrocos
Africa Fighters 2013 – MVC3
Bolívia
Bolivian Battleground – MVC3
Suíça
Beat By Contest 2011 – SUPER
Taiwan
Taiwan SF25th
Macau
Africa Fighters 2013
Costa do Marfim
VGM TEC 2013
Torneios no Brasil
Por último mas, não menos importante o nosso querido Brasil tem bons torneios de lutas oficias e devidamente registrados. Caso algum de vocês se considerarem aptos o bastante para participar desses torneios e quem sabe um dia enfrentar monstros como Daigo Umehara, Infiltration e Justin Wong, o portal do pato deixa aqui o nome e os links oficiais de torneios brasileiros.
Campeões da EVO
Agora que entendemos melhor como funciona o mundo dos torneios, deixamos no link abaixo o histórico de resultados, onde vamos dar espaço aos três primeiros colocados de cada edição da evo.
Confira aqui a lista do Top 3 de todas as edições da EVO de 2002 a 2014
Lista dos jogos escolhidos para EVO 2015
Como todos os anos 2015 também haverá mais uma edição da EVO, e estes são os jogos escolhidos para este ano:
Lutadores com feitos antológicos
Já mostramos a história e os resultados, mas este torneio só são o que são hoje pelos feitos que algumas lendas dos controles fizeram durante a EVO. Muitos compõe o panteão de jogadores lendários da EVO mas resolvemos destacar só 3, são eles:
Daigo Umehara: Por que? Bom uma imagem sempre vale mais do que mil palavras:
Justin Wong: Além de pressionar Daigo no video acima, Jwong é oito vezes campeão da evo e aparece entre três primeiros por nada mais nada menos que dezenove vezes!!! Definitivamente a Chun Li de Justin Wong é uma lenda da EVO sendo sempre um palio duro* pra qualquer adversário.
Juan Debiedma – o Hungry Box: Quem já jogou Smash Bros. sabe como Jigglypuff é um personagem muito difícil de jogar e na minha humilde opinião, o pior personagem do jogo. Aí me aparece o Juan Debiedma jogando com Jigglypuff e conquista o segundo lugar da EVO 2014 na disputa do Smash Bros. Melee contra o Fox de Joseph Marquez, o Mang0.
Avaliação final da EVO:
Pontos fracos da EVO
Sentimos muita falta de mais jogos da SNK, títulos marcantes dos fighting games como Samurai Shodown, Last Blade, Real Bout Fatal Fury, Garou: Mark of the Wolves, os KOF 98 e 2002 entre outros nunca foram explorados por uma edição da EVO.
Outro ponto é que a repetição de jogos da mesma franquia em uma unica edição do torneio é uma das reclamações mais constantes entre os jogadores, tanto de participantes quanto de expectadores.
Pontos fortes da EVO
Um dos pontos mais fortes obviamente são os jogadores. Eles fazem o nível das lutas serem alucinantes.
Outro ponto positivo é variedade dos jogos. Veja bem, quero dizer que apesar da EVO repetir jogos da mesma franquia, o torneio normalmente usa jogos de naturezas bem diferentes e isto é uma dos detalhes que torna tudo mais interessante. Por exemplo é possível ver no mesmo torneio as batalhas realistas de Tekken, a violência de Mortal Kombat, os combos super rápidos de Marvel vs . Capcom e as clássicas lutas de Street Fighter.
E aí? Curtiu o Post? Se interessou pela EVO? Que tal tirar a poeira do controle e começar a treinar?
Este post foi escrito por “Colaborador ATÉ O MOMENTO anônimo”
Editado pelo “Pato”, que resolveu deixar o erro do coleguinha sem correção e com um asterisco (*) por que achou engraçado.