Pato Nerd 09: Jogando Game Dev Story

Ééé

Comece hoje a produzir seu próprio jogo de videogame a partir do seu celular! E mais você vai poder trabalhar ao lado de grandes nomes da indústria dos jogos

O que você acha da ideia de trabalhar na produção de um jogo ao lado de “Shigeto Minamoto”, o gênio por trás de “Super Sergio Bros.”  da “Intendro”.

Hã? Hein?!?

Sim…mula

Lá no inicio dos anos 2000 houve uma febre de jogos de simulação em que você administrava algo. Por conta disso já saiu jogo em que você podia gerenciar praticamente qualquer coisa: cidade, hospital, zoológico, parque de diversões e até mesmo a mais difícil de todas as tarefas que é administrar sua própria vida.

Visto que este já é um ramo um bocado saturado, o pessoal da Kairosoft realmente está de parabéns por ter conseguido realizar um trabalho que merece sua atenção.

game-dev-story-menu-inicial

Recheado de easter eggs, como os citados acime e outros que encontraremos no resto da postagem, Game Dev Story, é um jogo mobile, disponível para Android e IOS, em que você pode montar sua próprio estúdio de desenvolvimento de jogos, produzi-los, vendê-los e torcer para não morrer de fome no mês seguinte

Mecânicas de Game Dev Story

Você acabou de montar a sua empresa. Como todo novo empreendimento, você com um número  limitado de funcionários e uma certa quantia de grana, e aí o que você faz?

Basicamente o jogo se resume a 4 passos que vamos explicar melhor em seguida:

  1. Levantar grana
  2. Reforçar sua equipe
  3. Produzir um jogo
  4. Voltar para o passo 2

Levantando Grana: Inicialmente é complicado produzir um bom jogo, quanto mais um console, então a melhor forma de levantar um din din é por meio de contratos para executar tarefas específicas.

Empresas externas lhe pagam por fazer port de jogos, trilhas sonoras, entre outras tarefas e  como geralmente contratos são mais rápidos de  se executar, são uma boa escolha para garantir fundos para novas contratações para equipe, financiar a produção de um jogo novo ou pagar o salário do pessoal.

game-dev-story-playstatus-2

Que tal pegar um contrato pra fazer a trilha sonora daquele jogo novo que vai sair pro “Playstatus 2”?

Reforçando sua Equipe: Quando você já tiver dinheiro o suficiente, a sua próxima missão será trazer mão de obra nova para sua empresa.

Caso queira você dar uma turbinada na sua equipe, existe a possibilidade de colocar um anúncio nos classificados para contratar novos funcionários (ouvi falar que aquele tal de “Walt Sidney” é muito bom na parte gráfica).

game-dev-story-shigeto-minamoto

Além disso você pode treinar as habilidades dos seus funcionários num dos 4 atributos existentes no jogo (Programação, Roteiro, Gráficos e Som), além de fazer eles evoluírem de nível dentro de suas profissões. Sendo até possível fazer eles mudarem de profissão.

Produzindo um jogo:  Agora que você levantou uma grana e tem uma equipe legal já pode começar a produzir seus jogos pros consoles da “Senga” ou algum jogo para um portátil como o “Game Kid”.

Para produzir um jogo você escolhe a plataforma, o gênero (RPG, por exemplo), o tipo (fantasia, esportivo etc.), e se você gostaria de dar uma turbinada na velocidade ou na qualidade do jogo.

game-dev-story-produzindo-um-novo-jogo

A medida que você faz mais jogos de um determinado tipo ou gênero você vai melhorando na qualidade dos próximos jogos da mesma linha, mas se você fizer muitos jogos parecidos em sequência provavelmente eles irão mal nas vendas.

No entanto, os atributos de sua equipe são os principais influenciadores na qualidade do seu jogo e consequentemente nas vendas.

Concluindo

Game Dev Story pode ser uma boa pedida para aqueles que como eu sempre tiveram o sonho de produzir seus próprios jogos,  e que vão adorar reconhecer as milhares de referências a indústria dos games encontrada nesta obra da Kairosoft.

Mesmo não sendo um daqueles jogos que você vai repetir a jogatina diversas vezes, vale pela experiência.

Ah! Caso as vendas estiverem boas, quem sabe não dá até pra lançar nosso próprio console? Ou ao menos ganhar o prêmio de melhor jogo do Ano. Mãos a obra.

Até a próxima!

Quééé!

Compartilhar agrega valor...Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone