Pato Otaku 04: Assistindo a Shigatsu wa Kimi no Uso

Éééé…

Talvez se você esteja procurando uma animação sobre música você não vai encontrar exatamente aquilo que deseja, mas se procura um bom drama para assistir, esta certamente é uma opção a se considerar.

 Colorido ou Monocromático?

Acompanho Shigatsu wa Kimi no Uso desde o seu início. A história gira em torno de Arima Kousei, um jovem pianista de 14 anos que devido ao trauma por conta da morte de sua mãe aos 11 anos não consegue mais ouvir as notas que saem de seu instrumento.

O enredo ainda apresenta sua amiga de infância Tsubaki, garota atlética que sempre esteve ao lado de Kousei. Tsubaki é a tipica tsundere incapaz de demonstrar o que sente mais com um grande carinho por Kousei

Ambos possuem um amigo em comum, Watari,  que apesar de menor destaque na trama, tem  a sua importância.

Mas quem divide os holofotes com Kousei é Miyazono Kaori, uma violinista e que vive como um espírito livre com pouco apreço pela forma tradicional de se tocar música. Kaori é a maior responsável pelo retorno do protagonista à frente do piano, fazendo uso de sua personalidade forte para convencê-lo a voltar ao mundo da música clássica

shigatsu-wa-kimi-no-uso-01-kousei-e-kaori

A história continua se desenvolvendo focando na relação entre os personagens com a música como pano de fundo. E é justo isso que desagradou alguns.

Críticas a Shigatsu wa Kimi no Uso

Cerca de um tempo atrás li um post no Gyabbo, sobre o Shigastu wa Kimi no Uso, post no qual o anime é duramente criticado. Lendo a postagem agora, após o fim do anime, sou capaz de ver que em alguns pontos concordo e em outros, não.

Em uma ótima análise o autor do post indica muito bem que a música no anime não tem tanta importância quanto a relação entre os personagens, a diferença é que não enxergo isso como falha, mas como uma indicação de que o tema do anime é outro. Está mais próximo de Ano Hana do que Nodame Cantabile.

shigatsu-wa-kimi-no-uso-08-emi

Entendo que devido a postagem ter sido publicado quando o anime só tinha 13 de seus 22 episódios lançados, complica muito a análise; e quem mais sofreu com isso foi Kaori, visto que muito do que acontece com a personagem, principalmente seu jeito desleixado de tocar só é justificado nos minutos finais do último episódio.

Uma brisa na primavera…

Shigatsu wa Kimi no Uso é um dos poucos animes dramáticos que me prendeu recentemente. Possui uma beleza estonteante no quesito imagem, com cores vivas e cheio de simbolismos.

Tem um bom enredo,  que apesar de as vezes ser arrastada, possui um fechamento de tirar o folego. Em especial, o último episódio  que joga na sua cara diversos detalhes que estavam ali e você não percebia, ao ponto de dar vontade de rever episódios antigos só para ver o que estava presente mais não foi notado.

Concluindo, é uma animação belíssima com uma história que vale a pena. Recomendo que assista legalmente pelo Crunchyroll.

Até a próxima…

Quééé…

Compartilhar agrega valor...Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone