Pato Otaku 06: Mitologia – Raposa de nove caudas


As raposas que tanto aparece na forma de personagens de animes e mangas tais como; Kurama (Yu Yu Hakusho), Shippo (Inuyasha), Ninetails (Pokémon), Kyubimon (Digimon) Kyuubi (Naruto) e tantos outros, têm sua origem na mitologia japonesa.

Raposas vivem muito próximos aos humanos desde o Japão antigo, tal convivência deu origem a muitos mitos sobre esses animais, o conjunto dessas historias, contadas por vários povos como Japão, China, Coréia e Índia deram forma a lenda da raposa de nove caudas.

Nove caudas e as marcas da idade…

As raposas são vistas como seres inteligentes e com capacidades mágicas que são medidas através da idade, quanto mais velha for uma raposa mais inteligente e poderosa ela será. O interessante é que é possível medir as capacidades e idades de uma raposa por sua forma física, segundo a lenda uma raposa ganha uma cauda a cada 100 anos de vida, sendo assim para atingir o auge de suas capacidades ela precisa de ao menos 900 anos. Se compararmos uma raposa de uma só cauda com uma de nove caudas mesmo que de obras diferentes da pra se ter uma noção do que isso quer dizer:

nove-caudas-shippo-kirara

Poderes das raposas

Essas criaturas possuem muitas capacidades, citarei aqui algumas das mais famosas que inclusive servirão de inspiração pra algumas das obras citadas a cima, como cuspir bolas de fogo e poder de possessão.

Uma das habilidades de Ninetales é cuspir bolas de fogo.
Uma das habilidades de Ninetales é cuspir bolas de fogo.

Fora os exemplos citados, elas podem se transformar em humanos, provocar ilusões, tem intelecto superior, entre outras capacidades, por conta de todos esses poderes são sempre vistas como poderosos youkais.

nove-caudas-kurama-youko
Kurama Youko faz uma possessão e assume o corpo de Shuichi Minamino (Yu Yu hakusho).

 

Existem diversos tipos de raposas algumas são vistas como bom pressagio, outras como demônios e até mesmo divindades tudo varia de acordo com sua cor, numero de caudas e atitudes.

Muitas procuram viver entre humanos normalmente se passando por jovens e lindas mulheres, mas, não é uma regra. Elas podem se passar por homens jovens, velhos e até mesmo crianças; podem se apaixonar por seres humanos, se casarem e ter filhos, sem nem ao menos o parceiro desconfiar que estivesse em uma relação amorosa com uma raposa.  Essa relação pode gerar os famosos meio youkais dos animes, filhos de youkais com humanos.

 

E ai galera, gostaram?

Qual personagem vocês mais gostaram baseado na raposa de nove caudas? Deixem nos comentários.

 

colaborador até o momento anônimo

 

Este post foi escrito por “Colaborador ATÉ O MOMENTO anônimo”

 

pato

 

Editado pelo “Pato”, que agora sabe que a Dercy era uma raposa jovem.

Compartilhar agrega valor...Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone