Aprendendo Japonês

Patotaku 01: Aprendendo Japonês

Ééééé…

Você, como todo bom fã de anime, já deve ter ouvido muitas palavras da língua Japonesa ao longo da vida, talvez saiba até algumas.

Kawaii”, “Onii-chan” e “Arigatou Gozaimasu” provavelmente fazem parte do vocabulário de qualquer Otaku com o mínimo de experiência. Mas será que o seu Japonês é bom? Vamos ver:

はじめまして。

Entendeu? Sabe o que isso significa? Não, mas sabia que isto é o básico do básico?

Mas não precisa chorar, para um brasileiro, não saber japonês é o normal. 😛

Pra que aprender?

Uma coisa que eu aprendi enquanto estudava inglês, é que saber o idioma melhora muito a sua experiência com entretenimento. Por exemplo, quando via uma série havia certas piadas que só faziam sentido se você soubesse um pouco mais sobre o idioma original e sobre a cultura do país de onde a série veio. E isso não é diferente com o japonês.

Além disso, quem gosta de cantar as aberturas e encerramentos de animes têm mais um motivo para aprender, visto que saber japonês ajuda muito na hora de cantar direitinho, pois acaba melhorando sua pronuncia.

Outra coisa, é que um nível bom de conhecimento do idioma nipônico vai permitir que você tenha acesso a um material que serve de base a diversos animes: As Visual Novels, que, em sua maioria, só existem em japonês.

Sem falar que você vai poder ler Mangás e Light Novels em seu idioma original, sem as distorções muitas vezes causadas por traduções.

Começando

Se você foi convencido pelos meus argumentos vou lhe dar algumas dicas agora. A primeira delas é o canal Fale em Japonês da Sarah Fuidio (espero ter escrito o nome certo).

Este canal foi uma ótima introdução ao japonês pra mim, lá que eu comecei a aprender o Hiragana e o Katakana (se não sabe o que é isto, assista que você vai descobrir).

A Sarah é muito didática e facilita muito o aprendizado. Ela até comete alguns deslizes, afinal é humana, mas é um ótimo canal para você começar a praticar o idioma. Recomendo que você comece pela primeira aula de Hiragana

Curso de japonês da NHK

Minha outra recomendação para quem está começando é o curso de japonês da NHK. O curso consiste em 50 aulas em mp3, junto com um PDF para você acompanhar a matéria. O curso é voltado para o português e os apresentadores falam nossa língua.

Mais do que uma aula sobre a língua, o curso ensina muito sobre a cultura e os costumes do Japão e como os áudios não são muito longos, dá para ouvir tranquilamente enquanto você faz outras tarefas. Recomendo muito.

Praticando

Para finalizar, segue um link com um aplicativo do site aprendendo japonês para você imprimir folhas de treinamento de como escrever corretamente os caracteres japoneses.

Até a Próxima!

Quééé!

 

Meta: Jogar uma Visual Novel sem ajuda.

Compartilhar agrega valor...Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone